Inovador. Desde o início.
UM PASSO À FRENTE.
Para garantir que isso continue assim, trabalhamos constantemente para desenvolver soluções de limpeza novas e existentes. A inovação é a nossa paixão, mas nunca um fim em si mesmo. Isso decorre de nossa clara convicção: a inovação é o que beneficia as pessoas, torna sua vida mais fácil, mais eficiente e mais agradável. No mundo todo. Esta tem sido a nossa reivindicação e o nosso compromisso desde a fundação da empresa em 1935.
Nosso fundador Alfred Kärcher sempre buscou encontrar novas soluções para cada desafio. Até hoje mantemos esse espírito de inovação. Nossos mais de 1.000 funcionários em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo trabalham duro todos os dias para desenvolver novas soluções. Porque não deixamos a inovação ao acaso. Os números falam por si: 632 patentes ativas e 110 novos produtos somente em 2018. Além disso, 90 por cento das nossas máquinas vendidas têm menos de 5 anos.
Do soprador de ar quente à limpeza conectada
Duas cabeças. Dois corações. Uma empresa. Alfred Kärcher, o inventor inovador. Irene Kärcher, a enérgica empresária. Ambos foram movidos pela coragem de abrir novos caminhos. E lançou as bases para o nosso sucesso. Hoje somos líderes globais em tecnologia de limpeza.
1935 – Fundação da empresa
Após onze anos na empresa de seu pai, Alfred Kärcher abre sua própria empresa em Stuttgart-Bad Cannstatt em 1935. A sociedade limitada Alfred Kärcher desenvolve sopradores de ar quente inovadores para aquecer motores de aeronaves. O engenheiro já chamava a atenção com fornos industriais seguros e econômicos.
1945 a 1948 – Recomeço com 40 funcionários
Após a guerra, a empresa é mantida sob custódia por um curto período. Alfred Kärcher pensa em vender a empresa, mas depois, com 40 funcionários, inicia a produção de mercadorias para as necessidades prementes do pós-guerra: A princípio, fornos e carrinhos são produzidos para a população carente. Mais tarde, para a reconstrução das cidades destruídas, cofragem de concreto aquecido e unidades de aquecimento de ar fresco para secagem de construção, que também são usadas para aquecer salões, tendas e estábulos. O número de funcionários cresce para 141 em 1948.
1950 – Entrada na tecnologia de limpeza
Em 1950, Alfred Kärcher fornece um avanço na tecnologia de limpeza com o desenvolvimento da primeira lavadora de alta pressão de água quente da Europa (jato de vapor "DS 350"). O design para aquecer a água mostra-se tão voltado para o futuro que ainda hoje é a base de todos os queimadores. A máquina estabelece as bases para o futuro da empresa.
1950 – Entrada na tecnologia de limpeza
Em 1950, Alfred Kärcher fornece um avanço na tecnologia de limpeza com o desenvolvimento da primeira lavadora de alta pressão de água quente da Europa (jato de vapor "DS 350"). O design para aquecer a água mostra-se tão voltado para o futuro que ainda hoje é a base de todos os queimadores. A máquina estabelece as bases para o futuro da empresa.
1959 – Continuação de Irene Kärcher
Após a morte de Alfred Kärcher, sua esposa Irene assume o negócio. Com clarividência orienta a empresa para a "limpeza" como necessidade básica. Ela é condecorada com a Cruz Federal do Mérito por sua gestão empresarial. O jornal comercial "Handelsblatt" lista postumamente Irene Kärcher como a primeira mulher em seu "Hall of Fame".
1962 – Estabelecimento da primeira subsidiária estrangeira
Na década de 1930, os produtos Kärcher já eram procurados fora do país. O negócio de exportação é inicialmente executado centralmente através de Winnenden. A fundação da primeira subsidiária estrangeira em 1962 na França marca o início da internacionalização. Sites na Áustria e na Suíça seguem.
1974 – Foco na tecnologia de alta pressão
O início dos anos 1970 são tempos de mudança para Kärcher. A era do gerador de vapor, anteriormente um gerador de receita significativo, está chegando ao fim. Em 1974, a administração decidiu dar um passo corajoso e se concentrar na tecnologia de alta pressão para usuários profissionais e não oferecer mais todos os outros grupos de produtos. Nesta fase, a cor das máquinas é alterada de azul martelado para o agora mundialmente famoso amarelo Kärcher.
1975 – Crescimento através de empresas de vendas
Em 1975 é inaugurada a primeira fábrica fora da Alemanha – no Brasil. Dez anos depois, 16 empresas de vendas são criadas, inclusive na América do Norte, África e Austrália.
1980 – Limpeza da estátua do Cristo Redentor
Em 1980 a Kärcher inicia seu patrocínio cultural com a limpeza da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro . Desde então, mais de 140 monumentos culturais em todo o mundo foram limpos. No mesmo ano há uma mudança de estratégia para a “limpeza” como necessidade básica. O foco do produto é adaptado à nova agenda e inicialmente transferido para as aplicações de transporte e edifícios.
1984 – Entrada no negócio de retalho
Em 1984, a Kärcher apresenta a primeira lavadora de alta pressão portátil do mundo para residências particulares . O lema "Limpeza de alta pressão – assim como os profissionais" convenceu 5.000 clientes no primeiro ano. Com mais de 300.000 máquinas vendidas, a inovadora "HD 555" constitui a base para o sucesso do negócio de varejo. Pela primeira vez, um produto Kärcher estava em lojas de ferragens e bricolagem.
1986 – Lançamento no mercado da primeira lavadora secadora
Em 1986, a Kärcher estabelece padrões na área profissional com o lançamento da máquina de limpeza de pisos BR 450. Possui tecnologia inovadora de escova rotativa que hoje é utilizada em mais de 50% de todas as máquinas do mercado global. O desenvolvimento interno de lavadoras e secadoras estabelece a base para um dos segmentos de negócios mais importantes da atualidade .
1988 – Pela primeira vez em todos os continentes
Com a recém-fundada subsidiária estrangeira no Japão, a Kärcher é representada em todos os continentes pela primeira vez em 1988.
1996 – Entrada em equipamento municipal
A primeira varredora a vácuo, ICC 1, marca a entrada no novo segmento de negócio de “equipamentos municipais” . Seguem-se transportadores de implementos em diferentes classes de desempenho, que também são usados para serviço de inverno, manutenção de áreas verdes ou limpeza úmida.
1997 – Prêmio Alemão de Marketing
Em 1997, a Kärcher ganha o Prêmio Alemão de Marketing pela primeira vez – como reconhecimento pelo excelente trabalho em marketing, que é a base para o sucesso financeiro da empresa.
1998 – Operação de limpeza na Praça de São Pedro
O trabalho nas 284 colunas de travertino e 88 pilastras das colunatas da Praça de São Pedro em Roma, como parte de nossa iniciativa de patrocínio cultural, leva nove meses. Com uma área total de 25.000 metros quadrados, é até hoje o maior projeto de limpeza de prédios de todos os tempos e recebe uma entrada no Guinness Book of Records.
2004 – Primeiras aquisições de concorrentes
Na América do Norte, a Kärcher consegue se tornar líder de mercado na área de limpeza de alta pressão e limpeza de revestimentos têxteis para pisos com a aquisição de dois concorrentes. A partir de 2011, novas aquisições servem para trazer conhecimento especializado para a empresa, por exemplo, na área de requisitos de limpeza municipal ou limpeza industrial.
2005 – Fundação da Kärcher Futuretech
Na década de 1970, foi criado um departamento separado para o segmento de negócios de clientes especiais – o mercado militar, bem como a área de defesa civil e controle de desastres. Devido ao crescimento constante do departamento dentro da empresa, em 2005 é fundada a subsidiária independente Kärcher Futuretech , que ainda mantém laços estreitos com a Kärcher.
2007 – Entrada no segmento de jardinagem
A entrega de água é o foco do segmento de negócios de jardinagem. Em 2007, a Kärcher entra neste mercado com 22 modelos de bombas para uso doméstico. Além das bombas , hoje a linha também inclui mangueiras , pistolas de gatilho , aspersores e sistemas de irrigação .
2007 – Sinônimo de limpeza de alta pressão
O dicionário francês "Le Petit Robert" lista o termo genérico "le karcher" como sinônimo de limpador de alta pressão. No dicionário alemão "Duden" o termo "kärchern" é posteriormente adicionado como sinônimo de limpeza com alta pressão.
2011 – Campanha Ecológica
Em 2011 são lançadas no mercado as primeiras gamas amigas dos recursos. Os dispositivos consomem menos energia e água, são feitos de material reciclado e são pelo menos 90% recicláveis.
2011 – Expansão do portfólio de limpeza
Em 2011, a 50ª empresa de vendas é fundada no Cazaquistão. No mesmo ano, a Kärcher assume a Belos (equipamentos municipais), Ringler (aspiradores industriais) e WOMA (tecnologia de alta pressão) . As soluções de limpeza altamente especializadas das empresas complementam o portefólio para clientes das autarquias, indústria e construção civil.
2013 – Amarelo torna-se antracite
Outra mudança na cor corporativa. Desde 2013, as máquinas para uso profissional são antracite, não amarelas. Assim fica mais fácil distingui-los dos produtos para usuários particulares, que ainda são amarelos. O antracite também se adapta discretamente ao ambiente e é menos sensível à sujeira.
2015 – Nova identidade de marca e 500º Centro Kärcher
Em 2015 a Kärcher desenvolve um novo design corporativo. A aparência da marca é forte, refrescante e direta, o logotipo tem uma fonte moderna e é mais fácil de ler, principalmente nas telas. No mesmo ano, o 500º Centro Kärcher abre suas portas em Saigon, no Vietnã.
2016 – Limpeza Conectada
Com a Connected Cleaning , os sistemas de gerenciamento de frotas Kärcher Fleet e Kärcher Manage são fundidos. Combinados por software, esses módulos geram sinergias efetivas: limpeza manual e máquinas, locais de operação, planejamento operacional, relatórios e serviços - toda a infraestrutura da frota de limpeza pode ser controlada.
2017 – Consultoria interna de TI
Em 2017, a Kärcher estabelece sua própria empresa de consultoria de TI, a Zoi TechCon GmbH . Como um jovem empregador no centro de Stuttgart, com escritórios em Berlim e Lisbonand, a empresa se concentra no desenvolvimento de soluções digitais, transformação em nuvem e engenharia elétrica.
2018 – Segundo prêmio de marketing
Em 2018, a Kärcher recebe o Prêmio Alemão de Marketing pela segunda vez – único na história do prêmio. O prêmio reconhece o trabalho de branding bem-sucedido dos últimos 10 anos. Um conceito de marketing integrado e o uso de instrumentos e tecnologias de marketing correspondentes são decisivos para o prêmio.
2018 – Maior volume de negócios de sempre
Em 2018, a Alfred Kärcher SE & Co. KG alcançou um faturamento de 2.525 bilhões de euros, o maior de sua história. Pela primeira vez, mais de 13.000 funcionários estão empregados em 120 empresas e 70 países. Mais de 50.000 pontos de serviço garantem fornecimento ininterrupto para clientes em todo o mundo.
2019 – Investimento no futuro
A Kärcher fortalece seu portfólio de produtos digitais com a aquisição da start-up "SoniQ Services" de Berlim . Com a plataforma de serviços "SQ ONE", os prestadores de serviços de limpeza predial podem mapear digitalmente todos os processos de negócios e trabalhar com mais eficiência.