Sustentabilidade na Kärcher
O conceito de sustentabilidade está firmemente ancorado na empresa familiar Kärcher. Assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente, nossos produtos, pela cadeia de suprimentos, pela empresa, pela sociedade e pelos nossos colaboradores, porque acreditamos que podemos fazer a diferença para a sociedade em que vivemos. Be the difference!
Nós assumimos a responsabilidade
O desenvolvimento sustentável e orientado para as pessoas é o foco central de nossas atividades. Queremos promover valores - para nossos clientes, nossos funcionários e a empresa. A razão por trás disso é o nosso compromisso claro com nossa responsabilidade social de ser um bom cidadão corporativo. E levamos essa responsabilidade extremamente a sério em todas as áreas da empresa. Por um lado, garantindo a continuidade de nossa empresa por meio de produtos de sucesso e uma parceria honesta e confiável com nossos clientes, funcionários e fornecedores. Por outro lado, criando condições de trabalho atrativas, reduzindo a pegada de carbono de nossas atividades comerciais e fazendo uso eficiente dos recursos.
Com base na afirmação da marca, criamos o lema "Be the difference" para a nossa comunicação de sustentabilidade. Isso porque queremos fazer a diferença - e ser referência em nossa indústria. Para alcançar isso, definimos metas claras: desde 2021, todas as fábricas da Kärcher no mundo utilizam energia verde para a produção. Até 2025, vamos reduzir nossa pegada de CO₂ em 21%, seguido por mais 21% até 2030. Em nossos produtos e embalagens, estamos cada vez mais focados em reduzir o plástico e utilizar matérias-primas sustentáveis. Estamos tornando a sustentabilidade parte integrante de toda a cadeia de suprimentos.
Áreas de atividade em nossa estratégia de sustentabilidade
Números e fatos
Sempre que existirem metas, os sucessos deve ser mensuráveis. Isso também se aplica à sustentabilidade, porque não basta uma empresa somente fazer uma promessa. É importante acompanhar as metas definidas na estratégia e revisar continuamente o nosso desempenho de sustentabilidade.
Desde 2014, registramos a implementação de nossas metas de sustentabilidade de forma consistente, uniforme e totalmente digital em todos as unidades de produção e logística do mundo inteiro. São avaliadas, por exemplo, as emissões de CO₂, o consumo de água e energia, assim como também são analisados os desenvolvimentos na área de materiais de embalagem.
Os requisitos dos regulamentos e normas sobre meio ambiente, como por exemplo, a norma ISO 14001, também são verificados de forma padronizada e totalmente digital. No total, monitoramos o cumprimento de mais de 10.000 regulamentos e obrigações.
Ao relatar os nossos índices, nos baseamos nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Prêmios
Sustentável. Desde o início.
Assumir responsabilidades: este foi um elemento essencial da cultura corporativa da Kärcher desde o início. Alfred Kärcher e sua esposa Irene já eram guiados pela ideia de que o sucesso econômico sustentável só é possível se forem consideradas as questões sociais.
Em 1939, quando a jovem empresa se mudou para Winnenden, Alfred Kärcher construiu sua própria estação de tratamento de esgoto nas instalações da fábrica. Em 1940, ele fundou a Alfred-Kärcher-Hilfe para funcionários carentes e de 1943 a 1948 possibilitou a produção de brinquedos como presente de Natal para os filhos dos colaboradores.
Muitos outros marcos se seguiram. Dentre eles, a primeira grande campanha de limpeza da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a colocação em funcionamento de sistemas fotovoltaicos próprios nas instalações da fábrica, a publicação do código de conduta Kärcher, projetos de pesquisa para produção com eficiência energética, a introdução de um sistema global de gestão de energia e as primeiras peças de produtos feitas de plástico reciclado fabricadas em série.